CONTABILIDADE E TOMADAS DE DECISÕES NAS EMPRESAS

Um negócio é feito por um conjunto de decisões trabalhadas diariamente para que algo seja produzido. Ou seja, é feito de constantes mudanças e desenvolvimentos. Estar a frente disso exige um tato e pensamento analítico correto.

Ser empreendedor, dono de negócio, investidor ou até mesmo líder de equipes vem com responsabilidades e riscos grandes. 

Levando em consideração tudo isso, podemos ver que as tomadas de decisões, aprovação de investimentos, circulação de funcionários, e muitos mais pontos, dependem de um embasamento qualificado para isso.

Não basta apenas ser um grande empreendedor, é necessário também ter uma equipe preparada para auxiliá-lo nesses riscos que podem vir. 

Nesse cenário, uma equipe responsável e experiente de contabilidade pode ser o diferencial para que suas decisões estejam corretas e lucrativas. 

Pensemos, a maioria de decisões, tanto de investimentos para melhorias, quanto de cortes de custos em momento de necessidade, passam pelo setor financeiro da empresa. A parte contábil sempre será extremamente importante. 

Por isso, o Conselho Federal de Contabilidade, o CFC, levantou uma pesquisa para entender melhor a importância do setor de contabilidade em qualquer empresa no último ano, se tratando de tomadas de decisões e mudanças nas mesmas. E claro, o resultado mostrou como o profissional de contabilidade está cada vez mais valorizado.

O levantamento de dados do CFC, realizado de 3 a 30 de novembro de 2022, mostrou que 86,39% das tomadas de decisão e 86,51% na parte de gestão financeira, contou com a opinião e o estudo de uma equipe de contabilidade. Ou seja, praticamente toda grande mudança na empresa foi apoiada pela contabilidade.

É natural aceitarmos e entendermos isso, quando vemos que uma empresa funciona a base de capital, e os contadores protegem esse capital, além de buscarem formas de aumentá-lo gradativamente. 

Mas qual seria o futuro da contabilidade nas empresas com esse aproveitamento maior do setor sendo feito?

Claramente em 2023, os contadores estarão no melhor momento da profissão, e ganhando cada vez mais autoridade dentro de empresas.

Em um ano de transição de governo, mudanças na legislação e também nos hábitos de consumo do público geral, o profissional que estiver por dentro de novidades e também souber avaliar tudo corretamente, sem dúvidas, permitirá que a empresa que presta serviço tenha o destaque buscado no mercado.

Resta agora aguardar e trazer para si uma equipe com experiência e tempo para dentro de sua empresa.

Felizmente, a Aserco, sendo uma empresa que se destaca na área de finanças e contabilidade no geral, orgulha-se de ter experiência e clientes satisfeitos, é claro, sempre está aberta a auxiliar novos empreendedores em sua jornada de desenvolvimento no mercado!