BALANÇO PATRIMONIAL

O Balanço Patrimonial – também conhecido como balanço contábil – é um relatório que contribui para que os empreendedores possam visualizar a saúde financeira do seu negócio.

O balanço patrimonial faz o levantamento para facilitar o entendimento das movimentações financeiras da empresa em um determinado período.

Diante das informações fornecidas por este relatório, é possível tomar melhores decisões em relação aos recursos que o negócio tem disponível, suas despesas entre outras movimentações.

 O Balanço Patrimonial deve apresentar a situação financeira do negócio. Esta informação vem a partir do levantamento de bens, direito, patrimônio e fontes de recursos da empresa, bem como suas obrigações financeiras.

 Com o Balanço Patrimonial, a empresa tem mais facilidade para:

• Entender a sua realidade financeira dentro do período analisado;

• Analisar as entradas e saídas de recursos (suas principais fontes de ganhos e despesas);

• Elaborar planos para diminuir as despesas que aparecem no relatório;

• Compreender melhor a capacidade da empresa em poder realizar investimentos;

• Apresentar informações para sócios, investidores e órgãos públicos.

 O Balanço Patrimonial não é apenas um relatório interno que facilita a vida das empresas. Ele está previsto pela Lei Nº 6.404/76, no art. 176, que informa que essa demonstração financeira “deve exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício”.

 Esta mesma lei explica que “as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia”.

 O Balanço Patrimonial costuma ser feito a cada 12 meses. Ele é composto pelos ativos, passivos e patrimônio líquido de um negócio.

 O nome “balanço” vem do entendimento de que os ativos devem sempre ser iguais aos passivos mais o patrimônio líquido, atingindo desta forma, um equilíbrio financeiro.

Os ATIVOS são bens, direitos, recursos e outros itens que tenham valor econômico para o negócio. Estão no grupo dos ativos o dinheiro disponível em caixa, imóveis, equipamentos, veículos, material em estoque ou valores de contas que a empresa deve receber. Em outras palavras, ativos são formados por tudo aquilo que pode ser transformado em dinheiro.

 Os PASSIVOS são valores relacionados às despesas, dívidas e outras obrigações financeiras do negócio. Fazem parte do grupo de passivos o salário de funcionários, os impostos, despesas mensais como água, luz, gás, aluguel entre outras. Os passivos são os valores que saem da empresa para manter suas atividades.

 Quando falamos em PATRIMÔNIO LÍQUIDO, entendemos que este é a soma dos recursos próprios de um negócio. O patrimônio líquido é composto por valores como capital social, reservas, dinheiro que sócios investiram na empresa e outros recursos que estão disponíveis para serem usados em investimentos.

 É importante destacar que o Balanço Patrimonial deve ser feito por profissionais de contabilidade ou empresas especializadas para que o balanço contábil da sua empresa seja feito da maneira correta e você obtenha a realidade financeira do seu negócio (especialmente empresas que não integram o Simples Nacional que devem, obrigatoriamente, fazer o registro).

 Além do mais, quando se tem um bom controle financeiro do negócio, é possível mensurar com mais facilidade onde estão os lucros ou perdas e, assim, desenvolver de forma mais eficaz, um plano para solucionar os problemas e/ou investir e multiplicar os ganhos da empresa.