Aposta na força feminina: 72% de colaboradores são mulheres

Quando Vanilda Ferreira de Miranda decidiu assumir a liderança como sócia na Aserco na década de 90, não imaginava que o lado feminino ia ganhar tanta força na empresa.

Hoje, dos colaboradores, a maioria é de mulheres e muitas delas estão na empresa há mais de dez anos. Para Vanilda, esse número é uma coincidência, já para quem trabalha na empresa é motivo de orgulho e realização profissional. Como é para assistente contábil Marlene Gonçalves Vieira, de 62 anos, sendo 34 deles dedicados à Aserco.

“Eu fui contratada quando estava grávida do meu filho caçula e isso me traz uma emoção muito forte até os dias de hoje”, contou. Marlene Vieira lembra que chegou a recusar o trabalho quando soube da gravidez. “Mas, o Hugo [fundador] foi atrás de mim e aqui estou até hoje”, revelou Marlene que já se aposentou há oito anos, mas não pensa em deixar o trabalho.

Quem também se sente feliz em fazer parte do ambiente feminino é a gestora do departamento de Imposto de Renda, Joana Darc Vaz Rodrigues, 50 anos. Ela completou 32 anos de empresa e começou como auxiliar até assumir a liderança. “O mercado de trabalho para nós melhorou muito nos últimos anos, mas ainda precisa crescer mais. Gosto de dizer que aqui [na Aserco] a liderança feminina está enraizada na cultura. Nos sentimos confortáveis com isso”, afirmou.

Contratada aos 18 anos, Rosimeyre Oliveira do Reis completou 31 anos de empresa. “O ambiente nos dá oportunidade de crescer e nos desenvolver sempre sem contar que somos respeitadas e valorizadas pela nossa capacidade de entrega. Esses são os principais motivos de permanecer por mais de três décadas na empresa”, disse.

Há 17 anos no Departamento de Pessoal, Maria Rineuda Gouveia da Cunha, de 47 anos, assumiu a liderança há cinco. No setor, segundo ela, são 15 pessoas e todas elas são mulheres. “Felizmente, somos maioria. Também temos algo que é superimportante para trabalhar na área que é ser multifuncional. Nisso somos campeãs”, concluiu sorrindo.